Jardim Vertical: 5 Ideias para Decoração Com Suculentas

935
jardim vertical

Práticos para quem tem pouco espaço para cultivar plantas, o jardim vertical é ideal para cultivar várias suculentas, cactos e plantinhas sem precisar de áreas externas ou grandes espaços com terra!

Muita gente tem investido nos jardins verticais, com a ideia de “faça você mesmo” (DIY). Por isso, hoje falaremos sobre algumas ideias inspiradoras de jardins verticais para decorar ambientes sem precisar gastar muito, mandar fazer sob medida ou comprar tudo pronto.

1- Palets + caixotes

Esse talvez seja o jardim vertical mais fácil de fazer! Basta pregar os caixotes nos palets e depois os palets na parede. Quando estiver pronto, é só colocar os vasos nos caixotes. Você pode optar por personalizar as peças envernizando, pintando e fazendo efeito desgastado, com uma lixa.

Sem tempo? Veja 5 Dicas para Se Organizar e Cultivar um Mini Jardim!

2- Escada antiga

Sabe aquelas escadas antigas de madeira, com três ou quatro degraus? Então! É com elas que você pode fazer seu jardim vertical. Basta personalizar a escada como desejar (pinturas, colagens etc.) e em seguida posicionar os vasinhos em cada degrau. Essa é uma boa ideia para as plantas que crescem “verticalmente” (como as samambaias, por exemplo).

Os terrários também são uma ótima opção para colocar na sua escadinha de plantas!

3- Prateleiras ligadas por cordas

Essa ideia é muito bacana porque podemos diversificar na confecção das prateleiras. Desde ripas de madeira até canos de PVC podem ser utilizados. Há até quem use garrafas pets! Depende do gosto de cada um…

A ideia é que as quatro cordas sejam suspensas no teto ou em um varão e que passem pelas duas extremidades laterais das prateleiras, prendendo-as. Como na foto:

jardim vertical

Você deverá atentar para o material da corda, dependendo do peso dos vasos e terrários que serão posicionados sobre as prateleiras, a fim de que não arrebente.

Algumas pessoas também optam por fazer furos circulares nas ripas de madeira das prateleiras, para posicionar os vasinhos dentro delas. É também é uma ideia muito fofa de jardim vertical para ter em casa!

7 Espécies de Cactos e Suculentas que São Fáceis de Cuidar

4- Vasos presos na parede

E entenda “vasos” como quiser! Algumas pessoas fazem vasos em sapatos, latas, garrafas e até mesmo potes customizados (de pepino em conserva, por exemplo).

Você pode prender os vasos na parede de diversas formas. Seja com suportes específicos ou colocando uma grade de arame por trás. Para quem não quer prender diretamente na parede, pode investir em fazer um “quadrinho” e prender o suporte de vasos nele. Em seguida, pendurando na parede como se fosse um quadro mesmo.

5- Jardim vertical com mão francesa

Você pode improvisar ou comprar o suporte de mão francesa, após prendê-los na parede que desejar, posicionar seus vasos.

Ou, se for o caso, de posicionar e prender algum suporte para os vasos. Esse tipo de jardim vertical fica muito lindo com terrários em vasos de vidro. Você pode combinar espécies e vasos para deixar sua decoração ainda mais bonita.

Enfim, as ideias para decoração DIY de jardins verticais e com suculentas são diversas, podemos encontrar muitos tutoriais e ideias inspiradoras com uma breve pesquisa. E vale a pena investir nesses itens para harmonizar os ambientes com um pouquinho da natureza. Especialmente com terrários, suculentas e cactos, que são fáceis de cuidar.

Gostou? Deixe seu comentário!

Comentário(s)

COMPARTILHAR